5 dicas de como controlar a vontade de comer doces calóricos


Torna-se cada vez mais difícil conseguir resistir a um delicioso bolo ou resistir a doces, por exemplo. Mas por outro lado, sabemos que é preciso ter um certo controlo para que o corpo não seja prejudicado com os quilos a mais e saúde a menos. Neste artigo, o Dicas Caseiras preparou algumas dicas de como controlar o desejo por doces e alimentos calóricos. A luta para resistir aos doces deve ser diária, e principalmente começar lentamente. Nada de radicalismos e exageros, uma coisa de cada vez. Por isso, a primeira coisa a pensar é tirar os pensamentos negativos. Nada vai adiantar pensar que você não é capaz. Foque-se para o seu objectivo. Se você quer deixar de comer doces e ter o próprio controlo sobre os doces, tem que aprender a ter controlo da situação. 

net/uploads/b60b150d482408d08a1f2f2700fe1c9b.jpg" alt="" width="551" height="413" />

Você sabe tudo sobre o chocolate?

Há estudos realizados que dizem que os doces e o próprio chocolate provocam sintomas bastantes parecidos à dependência de droga, ou seja, o chocolate dá uma sensação de bem-estar, sentimento de satisfação e de prazer. Mas em seguida, dá o sentimento de culpa. Por outro lado, essa comparação ainda não está conclusiva, uma vez que se você não comer doces por algumas horas, ou dias, não acarreta nenhuns problemas que se notam quando alguém se droga.

Segundo os nutricionistas, se você tem o hábito de comer doces todos os dias, não será uma boa ideia deixar de comer doces de uma só vez, até porque pode gerar uma sensação de privação excessiva e com isso acaba por aumentar ainda mais o descontrole e ansiedade, levando a desistência da sua meta.

Confira agora as 5 dicas interessantes para você “enganar” a vontade de consumir doces:

 1) Diminua o consumo de doces lentamente:

Se você tem o hábito de ingerir açúcar diariamente, passe a consumi-lo 4 vezes por semana. Diminua a sua rotina aos poucos, até atingir a meta de consumir doces apenas uma vez a cada sete dias.

2) Faça um diário alimentar:

Faça um registo dos doces e das quantidades que ingere ao longo do dia. Isso é uma maneira inteligente de saber identificar com que regularidade e quantidade são ingeridas. 

3) Opte por alimentos menos calóricos:

Além dos alimentos menos calóricos, opte por nutrientes mais saudáveis. Por exemplo, substitua o chocolate do lanche por uma fruta ou uma barra de cereais. Faça sempre substituições. As frutas são sempre as melhores opções para substituir os doces, bolos, gelatinas e qualquer tipo de doces calóricos.

4) Não faça “pulos” na sua alimentação:

Não salte refeições do seu dia e nem diminua as quantidades para, mais tarde, comer uma farta sobremesa. Essa atitude só faz a sua fome aumentar, contribuindo para o descontrole alimentar.

5) Evite comprar em muita quantidade:

Se a sua vontade for irresistível, compre apenas um pouco do seu doce preferido. Não deixe na dispensa ou no frigorífico o restante do bolo ou do doce. Isso servirá para não aumentar a sua tentação.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF