Como recuperar cabelos danificados em 30 dias


Qualquer tipo de progresso químico danifica o seu cabelo, mesmo que levemente. Mas, às vezes, precisamos deles para dar aquela mudada no visual. Neste artigo, Raquel Alves ensina como recuperar cabelos danificados em apenas 30 dias!

Um grande desafio na vida de todas as mulheres é manter seus cabelos sempre bonitos e hidratados, e com a aparência que querem, não é mesmo?

E é por isso mesmo que é desesperador ver que o nosso cabelo está ficando danificado… Afinal, as madeixas emolduram o nosso rosto, realçam a beleza feminina e nos proporciona confiança…

No entanto, saiba que tem SIM como recuperar cabelos danificados de maneiras simples.

Mas antes de falar disso, é preciso que você saiba que é necessário identificar o problema, para que possa evitar esse tipo de situação antes mesmo que ela comece!

O que faz seu cabelo ficar danificado

A seguir, vamos listar os principais “vilões” do cotidiano que podem fazer com que nosso cabelo fique danificado.
Tratamentos químicos

Descolorações, progressivas e progressos químicos sempre danificam o cabelo, mesmo que levemente. Mas sabemos que, às vezes, precisamos deles para dar aquela mudada no visual.

O problema é que a química nos produtos utilizados pode prejudicar a estrutura do cabelo. E você pode se ver tendo que lidar com problemas mais sérios do que só não chegar no tom de loiro ou no volume de cabelo você quer, e ter que pensar em como recuperar cabelo elástico, no pior dos casos.

Evite, portanto, abusar dos processos químicos, e lembre-se sempre de fazer uma hidratação para cabelos danificados depois de cada processo.

Secador e chapinha em excesso

O secador e a chapinha são essenciais para dar aquela arrumadinha no cabelo antes de sair.

Mas saiba que, expor demais o cabelo ao calor pode prejudicar a cutícula capilar, fazendo assim com que seus cabelos se danifiquem.

Alimentação inadequada

Uma coisa que muitos negligenciam, é a alimentação. Ela é fundamental para a aparência de cabelos e unhas.

Se você não consumir os nutrientes necessários para a produção das proteínas que formam o cabelo, eles ficam opacos, quebradiços, crescem mais devagar e podem até mesmo cair mais do que o normal.

A alimentação ruim é uma das principais causadoras de cabelos danificados!

Aspectos de um cabelo danificado

Você sabe identificar se seu cabelo está realmente danificado, ou dando sinais para você já começar a pensar em como recuperar cabelos danificados?

A seguir, vamos listar os principais sinais de um cabelo danificado.

Ressecamento

Um cabelo danificado apresenta sinais de ressecamento intenso, e fica com um aspecto artificial, ou até mesmo de “palha”.

Quebra dos fios

Se seu cabelo cai muito, mas você não consegue identificar uma raiz (a ponta mais grossa no final do fio), isso significa que seu cabelo está quebradiço.

Embora seja normal que percamos alguns fios no dia-a-dia, se seu cabelo está caindo em excesso, seja com raíz ou não, isso significa que os fios estão danificados.

Pontas duplas também fazem parte dessa categoria, e são um mal sinal!

Porosidade

A porosidade é a responsável por deixar seu cabelo armado e com muito frizz. Um jeito fácil de identificá-la é mergulhando seu cabelo em um copo de água.

Se, em cerca de 5 minutos, o cabelo flutuar, isso significa que ele está com a porosidade ideal.

Se parte dele afundar, esta é a porosidade média, e você precisará tomar cuidado. O sinal de alerta vem se o cabelo afundar.

Isso significa que as cutículas do cabelo estão abertas, o que faz com que o cabelo absorva água e fique armado e com um aspecto de mal-penteado. Não importa o que você faça para impedir.

Muitas pessoas caem no erro de confundir porosidade com ressecamento. E acabam usando cremes para umedecer o cabelo, o que pode danificá-lo ainda mais!

Cabelo elástico ou emborrachado

Esse é o maior sinal de alerta de que seu cabelo está muito danificado!

Normalmente, a elasticidade acontece depois de um tratamento químico abusivo, e o cabelo nesse estado está muito fragilizado. Um puxão muito forte, por exemplo, pode acabar arrancando uma mexa inteira.

Se uma área de seu cabelo está assim, significa que você estava prestes a ter uma quebra química, ou corte químico, nesta área. E agora você terá que ter muito cuidado em como recuperar cabelo elástico.

Como recuperar cabelos danificados

Agora que você identificou se seu cabelo está danificado, é hora de ver como recuperar cabelos danificados em menos de 30 dias. Sim, é possível!

Antes de tudo, é importante você cortar as pontas de seu cabelo, para descartar as pontas duplas e pedaços muito danificados e ressecados e deixar o novo cabelo saudável crescer.

Hidratação

É possível fazer um creme de hidratação caseiro muito potente. Acrescente óleo de coco ou de abacate, ou até mesmo 10 ml de bepantol, em 2 colheres de creme hidratante de sua escolha e deixando agir.

Essa hidratação é bem profunda, e, por isso, é importante que você não a repita todos os dias, ou seu cabelo pode ficar oleoso.

Agora, se seu cabelo está muito ressecado, você pode fazer uma hidratação para cabelos secos mais leve enquanto alterna, fazendo um mix de óleos de coco, abacate e rícino, para não ficar nenhum dia sem cuidar do cabelo.

Você também pode usar ampolas de hidratação instantânea. Só cuidado com aquelas que levam muita química em sua composição!

A hidratação para cabelos danificados é utilizada para recuperar cabelos que estejam muito quebradiços e ressecados.

Cauterização

Conforme dissemos anteriormente, se seu cabelo apresenta sinais de elasticidade, ele está em um estágio perigoso de danificação. A melhor forma como recuperar cabelo elástico é por meio da cauterização.

Quando os cabelos estão elásticos, isso é um problema estrutural na queratina. A cauterização é feita com um produto à base de colágeno que ajuda o cabelo a recuperar sua estrutura e se firmar novamente.

Você pode fazer a cauterização tanto em um salão quanto em casa.

O procedimento consiste em retirar resíduos da cutícula capilar com shampoo anti-resíduos (sempre lavando com o maior cuidado, já que o cabelo está muito sujeito a quebras nessa situação).

Em seguida é necessário secar o cabelo, aplicar o creme cauterizador e aplicar um composto leave-in à base de queratina, que depois é fixada com a chapinha.

Como o procedimento é delicado, é recomendado que seja feito em salão, pelo menos da primeira vez.

Suplementação

Adicionar em sua alimentação os nutrientes necessários para garantir a saúde de seus cabelos também é importante.

Alguns suplementos polivitamínicos, garantem que você sempre consuma os nutrientes necessários para garantir que seu cabelo sempre fique forte, brilhante e bonito, e resista aos danos dos tratamentos que fazemos no dia-a-dia.

Dicas para manter seu cabelo saudável

Agora que você já sabe como recuperar cabelos danificados, é importantíssimo que você cuide deles para que não precise buscar de novo soluções como recuperar cabelo elástico, ou até mesmo hidratação para cabelos secos.

Faça sempre uma hidratação leve regular em seus cabelos, para evitar que fiquem secos.
Já que não dá pra ficar sem chapinha e secador, invista em produtos de proteção térmica, para impedir que o calor danifique as cutículas de seu cabelo.
Use cremes leave-in, especialmente se seu cabelo fica muito exposto a raios UV. Alguns inclusive têm fator de proteção contra este dano.
Não lave o cabelo com água muito quente. Isso pode prejudicar seu couro cabeludo e abrir as cutículas do cabelo, deixando-o poroso. O recomendado é tomar um banho de água morna, e depois passar água fria para fechar as cutículas.
Alimente-se corretamente, consumindo todas as proteínas necessárias para que você possa produzir a queratina que constrói os fios.
Caso, na correria do dia-a-dia, não esteja conseguindo consumir todos estes nutrientes, invista em polivitamínicos para suplementar sua alimentação e melhorar a beleza de seus fios.


Conclusão

É possível reparar fios danificados e garantir a recuperação dos seus fios. Mas, é essencial que você sempre cuide de seu cabelo, para evitar situações problemáticas para começo de conversa.

Com hábitos saudáveis, é possível fugir dos danos, e fica fácil repará-los antes que se tornem mais graves!

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF