E você, você já tentou? Veja que acontece se colocarmos o manjericão em seu cabelo depois do xampu:


Quase todas as famílias na varanda têm uma planta de manjericão. Mas será que realmente conhecemos os benefícios e as propriedades desta planta? Temos a certeza que aproveitamos direito dessas folhas verdes da melhor maneira?
Esta erva, cujo nome científico é Ocinum Basilicum, é nativa da Ásia, embora, atualmente, seja cultivada em todo o Mediterrâneo: apesar de estarmos acostumados a ver uma única variedade, na verdade, são também difundidos o manjericão indiano, o manjericão grego e aquele vermelho. Pode ser surpreendente, portanto, descobrir que omanjericão pode ser usado não só na cozinha, mas também em produtos cosméticos e até mesmo para curar doenças e problemas de saúde. Em conclusão, as suas propriedades organolépticas são conhecidas, mas aquelas curativas não, e é uma pena. Em primeiro lugar, porque esta planta tem propriedades anti-inflamatóriasnotáveis, graças ás quais podem ser curadas dores causadas pelo reumatismo e que afetam as articulações. A presença de eugenol, uma substância no interior das folhas, é positiva, porque desempenha um papel muito benéfico para o estômago, envolvendo a mucosa gástrica e estimulando a digestão. Além disso, acalma o estresse e acalma a ansiedade, ao fim de melhorar ainda mais a saúde geral.
O manjericão, além disso, é ótimo para o tratamento de constipações e de doenças respiratórias gerais, incluindo infecções na garganta. A partir deste ponto de vista pode ser explorado de duas formas: ou através da preparação de infusões com as folhas, ou através da obtenção de óleos essenciais. Também as propriedades calmantes do manjericão merecem destaque. Para explorá-lo, basta aplicar algumas folhas na parte do corpo irritada ou avermelhada: em pouco tempo, você poderá notar que a irritação irá desaparecer, especialmente se a aplicação for repetida diariamente.



Mesmo as mulheres que viraram mães recentemente deveriam aumentar o consumo de manjericão, pois este ingrediente natural tem sido reconhecido como importante para estimular a produção de leite: as mulheres que podem amamentar seus filhos, naturalmente, não podem ignorá-lo. Quem é agitado ou nervoso, por outro lado, tém uma valiosa ajuda na manjericão, que tem um efeito relaxante, a solução ideal seria criar uma infusão que é preparada simplesmente mergulhando em um pouco de água fervente algumas folhas. A infusão assim obtida, uma vez filtrada, pode ser bebida cada vez que você precisar dela.
Além disso, o manjericão tem um elevado teor de beta-caroteno, que pode combater, o assim chamado mau colesterol: quem tira vantagem disso é todo o sistema cardiovascular. Dignas de nota, mais uma vez, são as propriedades antioxidantes da planta, em virtude das quais é possível impedir os danos causados pelos radicais livres e, consequentemente, combater as numerosas formas de cancêr. O eugenol já mencionado, promove a melhoria do tecido ósseo, que pode ser defendido e protegido em relação a qualquer inflamação.

Descobrir que o manjericão é um excelente desinfetante pode vir a calhar quando você tem que lidar com uma ferida no corpo: pode ser aplicado sobre a ferida, depois que foi moído, para afastar as infecções bacterianas. Como dito antes, uma determinada variedade de manjericão é o manjericão vermelho, que partilha com o “nosso” muitas características: na verdade, pode-se dizer que a única diferença entre os dois produtos é somente o tom de cor que os distingue. Como para o manjericão grego, no entanto, ele compartilha as propriedades o ocinum, mas diferente do qual – no entanto – tem um aroma menos forte. Além disso, tem a vantagem de ser capaz de crescer em ambientes caracterizados por condições climáticas bastante desfavoráveis.
Enfim, o manjericão indiano, que é altamente considerado no Oriente e é usado, entre outras coisas, na medicina ayurvédica, porque é considerado um remédio natural contra o estresse com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e expectorantes. Veja como uma simples – e, as vezes subetimada – erva pode ser usada para melhorar o bem-estar e a proteção da saúde: não resta que realizar uma boa janta com o manjericão.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF