Faça com suas frutas durem mais


Para quem mora sozinho, comprar uma variedade de frutas pode gerar desperdício. Elas podem estragar antes que você pense em consumir. Para evitar que isso aconteça, siga as dicas abaixo, que te ajudam a comer os alimentos em sua melhor forma e fazem com que eles durem mais.

 

  • Não guarde tomates na geladeira

Aquela gaveta de legumes no fundo do refrigerador não é o melhor local para guardar o seu tomate. O frio pode alterar o DNA da fruta, reduzindo o aroma e o sabor. Uma pesquisa publicada pela Academia Nacional de Procedimentos e Ciências dos Estados Unidos, em 2016, certificou que a atividade genética dos tomates cai quando eles são refrigerados, reduzindo seu gosto. Esse processo não volta a acontecer depois que o alimento é exposto à temperatura ambiente.

A verdade é que guardar os tomates na geladeira retarda o processo de amadurecimento, mas deixa a fruta menos saborosa.

 

  • Não deixe as bananas presas no cacho

Para que as bananas durem mais, o ideal é separá-las uma a uma, sem remover o cabinho da ponta. Em seguida, envolva a extremidade de cima em papel filme.

 

Esse processo faz com que as bananas durem mais, uma vez que elas emitem etileno, um gás produzido por vários tipos de frutas, que é responsável pelo amadurecimento. Quando separadas e envoltas no plástico, a emissão é inibida.

 

  • Coloque as maçãs na geladeira

Podemos dizer que as maçãs curtem um isolamento. Para preservá-las, a baixa temperatura é o mais recomendado. O resultado será ainda melhor se você guardá-las em uma gaveta separada ou cobrí-las por uma toalha úmida. Assim como as bananas, o etileno faz as maçãs amadurecerem mais rápido, mesmo que ele seja emitido por outras frutas, a maturação de outros vegetais pode afetá-las, quando colocados no mesmo compartimento.

 

  • A melancia só deve ir à geladeira quando picada

As melancias ficam ainda mais saborosas quando geladinhas, não é mesmo? Por isso, assim que estiverem maduras, fatie e coloque na geladeira.

Dependendo do período que você compra a fruta, é melhor deixá-la inteira, na temperatura ambiente. Caso você compre apenas um pedaço do alimento, não hesite em guardá-lo no frio assim que chegar em casa.

 

  • Não exagere na compra de frutas climatéricas

Frutas climatéricas são aquelas que continuam o processo de amadurecimento, mesmo depois de colhidas das árvores. Alguns exemplos são pêssegos, ameixas, tomate, kiwi, caqui, pêra, maracujá, maçã, abacate, melão, banana, manga e mamão.

Dessa forma, se há poucas pessoas na sua casa ou se você mora sozinho, é recomendado não estocar esse tipo de alimento. Ao comprar em volumes maiores, opte por uma mistura entre as maduras e as verdes, assim você pode consumí-las ao longo da semana, em seu ponto ideal.

 

Guarde as opções prontas para o consumo na geladeira e deixe as mais durinhas em uma fruteira.

 

  • Frutas cítricas na geladeira

O lugar das laranjas e mexericas é no gavetão. O frio retarda o amadurecimento das frutas cítricas, mas o compartimento específico é mais recomendado por ter uma temperatura um pouco mais alta do que o resto da geladeira, o que refrigera, mas não altera a qualidade dos alimentos.

 

  • Não demore para retirar os alimentos estragados

Essa dica vale para todos. Frutas muito maduras aceleram fazem com que os alimentos ao seu redor estraguem mais rápido, especialmente por conta do etileno e dos fungos que se apropriam da comida.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF